O setor portuário catarinense registrou desempenho expressivo nos primeiros três meses de 2025, superando a média nacional tanto na movimentação total de cargas quanto no transporte de contêineres. No período, os portos do estado movimentaram 16 milhões de toneladas — um aumento de 5,56% em comparação ao mesmo trimestre de 2024. Em contrapartida, o Brasil como um todo apresentou retração de 1,92%, com um total de 55 milhões de toneladas movimentadas.
As informações são da Gerência de Portos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em dados divulgados nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
De acordo com o governador Jorginho Mello, o desempenho de Santa Catarina é reflexo da qualidade da infraestrutura portuária do estado. “Quase 30% de toda a carga movimentada no país passou por nossos portos. Isso só é possível porque temos os melhores terminais, tanto públicos quanto privados. E os dois portos públicos mais eficientes são justamente os que estão sob gestão do Governo do Estado”, ressaltou.
Santa Catarina também lidera em movimentação de contêineres
No segmento de contêineres, o avanço catarinense foi ainda mais expressivo. De janeiro a março, foram transportadas 7,7 milhões de toneladas, crescimento de 20,02% em relação ao mesmo período de 2024 — mais do que o dobro da média nacional, que ficou em 9,45% (com 38,9 milhões de toneladas). Os portos de SC foram responsáveis por quase 20% de todos os contêineres movimentados no Brasil.
No total, Santa Catarina movimentou 718,4 mil TEUs (unidade padrão de contêiner), crescimento de 22,28% frente ao ano anterior. No cenário nacional, o Brasil somou 3,6 milhões de TEUs, com alta de 12,4%. Dois portos catarinenses figuram entre os cinco mais movimentados do país.
Mesmo com obras em andamento, como no terminal de Navegantes, o setor conseguiu manter a alta performance. “Apesar das restrições operacionais, os portos têm respondido com eficiência e mantido a produtividade. Isso mostra o nível de planejamento e competência logística do estado”, avaliou o secretário da SPAF, Beto Martins.
Desempenho por terminal
Na movimentação total de cargas (em toneladas), os destaques foram:
- Porto de São Francisco do Sul: 4,2 milhões
- Porto Itapoá: 4 milhões
- Terminal Aquaviário de São Francisco do Sul: 2,54 milhões
- Portonave: 2,53 milhões
- Porto de Imbituba: 1,7 milhão
- Porto de Itajaí: 858 mil
Já na movimentação de contêineres (em TEUs), os números foram:
- Porto Itapoá: 366,6 mil
- Portonave: 263,6 mil
- Porto de Itajaí: 58,5 mil
- Porto de Imbituba: 29,5 mil
Com esse desempenho, Santa Catarina reafirma sua posição de destaque no cenário logístico nacional, consolidando-se como um dos principais polos portuários do Brasil.