Uma operação coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) com apoio da Polícia Militar foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (11), em São José, na Grande Florianópolis, para combater uma rede de exploração sexual de adolescentes. A ação, batizada de Operação Inocência, resultou na prisão de uma mulher apontada como responsável por aliciar menores para prostituição.
As investigações são conduzidas pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São José. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a mulher atuava em conluio com proprietários de casas noturnas em diferentes cidades do estado. De acordo com o MP, adolescentes eram aliciadas e encaminhadas a esses estabelecimentos, onde passavam a ser exploradas sexualmente.
Durante a ação, os agentes cumpriram um mandado de prisão e oito de busca e apreensão em imóveis ligados à principal investigada e a outros suspeitos. A Polícia Científica acompanhou os trabalhos e foi responsável pela coleta e preservação de materiais que poderão ser usados como prova.
As investigações indicam que o esquema funcionava de forma estruturada, com a participação de aliciadores e empresários que facilitavam o acesso das vítimas ao ambiente de exploração.
Os envolvidos devem responder por crimes relacionados ao favorecimento e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O inquérito segue sob sigilo judicial.