Beira-Mar de Barreiros, que ligará São José a Florianópolis, avança no Senado

A aguardada Avenida Beira-Mar de Barreiros, que promete conectar São José à Beira-Mar Continental de Florianópolis, terá um avanço decisivo nesta terça-feira (17). A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado votará o aval para a contratação de um financiamento internacional junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com garantia da União. O senador catarinense Esperidião Amin é o relator da proposta.

A operação de crédito soma US$ 43,2 milhões, com contrapartida de US$ 10,8 milhões por parte da Prefeitura de São José. O projeto abrange a construção de 3,7 quilômetros de avenida na orla de Barreiros, incluindo obras de drenagem, infraestrutura viária, iluminação inteligente, ciclovias, áreas de lazer e espaços culturais. Estão previstas também melhorias em 2,8 quilômetros de vias de acesso.

A nova via começará no Rio Büchler, divisa com a Beira-Mar Continental de Florianópolis, e seguirá até o Rio Três Henriques, próximo à BR-101, em São José. A iniciativa já conta com Licença Ambiental Prévia (LAP), concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), e respeita as normas de engenharia costeira e os estudos de impacto ambiental.

Após a aprovação do financiamento, a Prefeitura de São José poderá lançar os editais para contratação da assessoria contábil-financeira, fiscalização e execução das obras. A licitação será internacional (LPI), permitindo a participação de empresas brasileiras e estrangeiras.

Integração com Florianópolis

No total, a nova avenida terá 8,25 quilômetros de extensão, sendo 4,5 km em Florianópolis e 3,75 km em São José. No entanto, o trecho da capital catarinense — que se estenderia da atual Beira-Mar Continental até o Rio Büchler — enfrenta entraves na documentação e maior complexidade técnica devido à presença de solos moles e profundidade elevada na área costeira.

O temor é que, se a obra em São José avançar sem o devido acompanhamento por parte de Florianópolis, surja um vazio urbano entre as duas cidades, comprometendo o potencial de integração e mobilidade da região metropolitana.

O investimento total previsto é de R$ 509 milhões, somando os recursos destinados aos dois trechos. O prazo estimado para execução de toda a obra é de dois anos, a partir do início da construção.

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