SC reforça pedido à China para retomar exportações de carne de frango

Durante reunião com o vice-ministro da Administração Geral das Alfândegas da China (GACC), Zhao Zenglian, nesta terça-feira (24), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, reforçou o pedido para a retomada das exportações de carne de frango do estado ao mercado chinês.

Santa Catarina é o principal fornecedor brasileiro do produto à China, mas as exportações foram suspensas temporariamente após a detecção de um foco isolado de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A medida foi adotada como precaução pelas autoridades chinesas, que decidiram interromper a compra de frango de todo o Brasil.

Jorginho Mello destacou o histórico sanitário de Santa Catarina, ressaltando que o estado nunca registrou casos de gripe aviária em granjas comerciais. A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, apresentou à comitiva chinesa os protocolos de biossegurança adotados e as ações de isolamento implementadas entre os estados catarinense e gaúcho.

O governador também citou o exemplo do Japão, que, mesmo com rigorosos critérios sanitários, optou por manter as importações de carne de frango catarinense após avaliar que o foco da doença está restrito a uma única localidade no estado vizinho.

Na tentativa de estreitar ainda mais as relações, Jorginho Mello convidou as autoridades chinesas para uma visita técnica a Santa Catarina, com o objetivo de mostrar, de forma presencial, o elevado padrão de controle sanitário adotado pelo estado. A proposta foi bem recebida pelos representantes chineses, sinalizando uma possível reaproximação comercial nos próximos meses.

Veja também

Últimas notícias