A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, estuda implementar uma faixa exclusiva para veículos pesados na SC-401. A proposta é utilizar a terceira faixa — localizada à direita — exclusivamente para ônibus, caminhões, táxis e veículos de emergência. A medida deve ser testada a partir do próximo verão, com a entrega da primeira etapa da ampliação da rodovia.
Segundo o prefeito Topázio Neto, a iniciativa faz parte dos esforços para organizar o fluxo de veículos na principal via de acesso ao norte da Ilha. “Em parceria com o governador Jorginho Mello, iniciamos uma obra prometida há décadas, que vai melhorar a mobilidade em uma região essencial da cidade. Agora, estamos planejando o fluxo para garantir maior fluidez”, explicou.
Com a nova organização, as duas faixas centrais (central e esquerda) ficariam livres de veículos pesados, o que, segundo a prefeitura, deve contribuir para maior velocidade e segurança no trânsito. A faixa da direita também teria melhor desempenho, já que o número de veículos autorizados a usá-la seria limitado.
A medida será implantada em fase de testes e poderá ser mantida, ajustada ou descartada, dependendo dos resultados e da aceitação da população.
A ampliação da SC-401 integra o programa “Estrada Boa”, que prevê cerca de 10 quilômetros de melhorias, incluindo a construção de viadutos, ciclovias, sistema de drenagem modernizado e obras de contenção de encostas. O primeiro trecho a ser entregue, onde ocorrerá o teste da faixa exclusiva, é o da região do Morro das Madeireiras, com conclusão prevista para o final deste ano.
Para estimular a participação popular, o prefeito Topázio Neto lançou uma enquete nas redes sociais para ouvir a opinião da população. “É claro que ainda estamos discutindo o projeto e faremos testes. Mas, se organizarmos o trânsito desde o início, as chances de sucesso aumentam. Concordam?”, questionou em sua publicação.