Presidente da Câmara defende aumento da taxação das bets para reforçar segurança pública

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta sexta-feira, 31, que o aumento da taxação sobre casas de apostas esportivas — as chamadas bets — é uma alternativa “inteligente” para ampliar os investimentos em segurança pública. Em entrevista à GloboNews, Motta disse acreditar que a proposta deve receber apoio expressivo no plenário.

“Quando falamos do aumento da taxação das bets para financiar a segurança pública, entendo que seria uma matéria com ampla aprovação na Câmara. Reconhecemos que há, sim, falta de recursos para a segurança”, declarou.

Segundo ele, ampliar o orçamento da área depende de medidas que reforcem o financiamento. “Vejo essa proposta como uma solução bastante lógica para elevarmos os investimentos em segurança no País”, completou.

Motta afirmou ainda que, na próxima semana, a Câmara pretende analisar um projeto que altera a destinação da arrecadação proveniente dos impostos das bets, redirecionando-a para ações de segurança pública.

O parlamentar também antecipou que os líderes partidários devem discutir o cronograma de tramitação da proposta que endurece as regras para contribuintes classificados como devedores contumazes. O texto entrou em regime de urgência na quinta-feira, 30, e, segundo Motta, é tratado como prioridade dentro da agenda voltada ao combate ao crime.

Durante a entrevista, o presidente da Câmara defendeu ações mais duras contra o crime organizado e destacou a importância de bloquear mecanismos de lavagem de dinheiro utilizados por facções.

Sobre a possibilidade de equiparar crimes cometidos por organizações criminosas a atos de terrorismo, Motta ponderou que é necessário considerar questões de soberania nacional. “Precisamos discutir esse ponto, mas também não podemos acreditar que será possível enfrentar o crime organizado sem uma postura mais rígida”, afirmou.

Veja também

Últimas notícias