Brasil e Chile reforçaram sua parceria no comércio exterior com foco no fortalecimento dos pequenos negócios. Na última terça-feira (22), durante a visita oficial do presidente chileno Gabriel Boric a Brasília, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Sebrae e o Serviço de Cooperação Técnica do Chile (Sercotec). A iniciativa busca ampliar a presença de micro e pequenas empresas (MPE) dos dois países no mercado internacional.
O Brasil é atualmente o terceiro maior fornecedor do Chile, respondendo por 11% das importações do país vizinho. Por sua vez, o Chile ocupa a sexta posição entre os principais destinos das exportações brasileiras, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A parceria firmada marca um novo capítulo nas relações entre o Sebrae e o Sercotec, após mais de 20 anos de cooperação.
O acordo prevê diversas frentes de colaboração, como o intercâmbio de boas práticas e especialistas, realização de diagnósticos de negócios, promoção da igualdade de gênero na economia, incentivo à transição verde e à adoção de tecnologias sustentáveis, além de apoio à internacionalização dos pequenos negócios. As ações também buscam potencializar os benefícios do Acordo de Livre Comércio em vigor entre os dois países desde 2022.
A economista e gerente-geral do Sercotec, María José Becerra Moro, destacou o papel estratégico da cooperação. “Estamos honrados com esse momento histórico. A parceria com o Brasil e com o Sebrae nos permitirá avançar na redução de desigualdades em áreas como digitalização, sustentabilidade, equidade de gênero e inclusão produtiva”, afirmou.
Comércio em alta e turismo em expansão
Em 2023, o intercâmbio comercial entre Brasil e Chile somou US$ 12,25 bilhões — valor superior ao comércio brasileiro com países europeus como França e Itália. O turismo também é destaque na relação bilateral: o Chile foi o terceiro maior emissor de turistas para o Brasil no ano passado, enquanto os brasileiros ocuparam a segunda posição entre os visitantes internacionais no Chile.
A parceria entre os países inclui ainda um Comitê de Micro, Pequenas e Médias Empresas, com representantes dos governos do Brasil e do Chile. O grupo atua na formulação e implementação de políticas voltadas para o fortalecimento dos pequenos empreendimentos.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o acordo simboliza um avanço no processo de inclusão dos pequenos negócios no comércio internacional. “Queremos ampliar o protagonismo das micro e pequenas empresas na geração de renda e desenvolvimento econômico sustentável, não só no Brasil, mas em toda a América Latina”, destacou.