Santa Catarina garantiu um novo impulso para o desenvolvimento regional com a confirmação da inclusão do Aeroporto de Correia Pinto no AmpliAR, programa federal de investimentos privados em aeroportos regionais. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27, durante o evento de premiação Aviação + Brasil, em Brasília.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, recebeu a confirmação diretamente do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que ratificou a decisão durante o evento que também reconheceu o Floripa Airport como o melhor do país pelo quinto ano consecutivo.
“A entrada de Correia Pinto no AmpliAR é um passo essencial para garantir seu desenvolvimento e atrair investimentos. Com o apoio do governador Jorginho Mello, temos buscado estruturar esse aeroporto como uma verdadeira porta de entrada da Serra Catarinense, que vem se consolidando como destino turístico de destaque”, afirmou Beto Martins.
Atualmente, o aeroporto já está passando por obras de melhoria, com foco na revitalização do terminal de passageiros, implantação da Estação de Tratamento de Esgoto e melhorias no acesso à seção de combate a incêndio. O investimento atual é de R$ 5 milhões, somando recursos do Governo do Estado e de emenda parlamentar do deputado Lucas Neves.
O Programa AmpliAR visa modernizar aeroportos regionais por meio de concessões à iniciativa privada, com foco em regiões de baixa conectividade. O modelo prevê que operadoras de grandes aeroportos assumam a gestão de terminais menores, com compensações nos contratos já existentes.
Segundo a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e o Ministério de Portos e Aeroportos, o Aeroporto de Correia Pinto deve integrar o segundo bloco de concessões, previsto para ocorrer em 2026.