A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) concluiu uma importante ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Itaiópolis, no Vale do Itajaí. Com investimento de R$ 643 mil, a ação fortalece a estrutura do Sistema de Abastecimento do município e melhora a segurança hídrica da região.
Uma das principais melhorias foi a substituição da subestação de energia elétrica da unidade, possibilitando a instalação de bombas mais potentes. Com isso, a capacidade de produção e distribuição de água foi ampliada, aumentando o fornecimento para a população.
A intervenção já está em operação e resultou no crescimento da capacidade de tratamento de 27 litros por segundo para 32 litros por segundo. A vazão total da ETA agora atinge 41 litros por segundo.
“Essa ampliação nos permite atender com mais tranquilidade toda a cidade e também nos prepara para o crescimento populacional”, destaca o chefe da agência da Casan em Itaiópolis, Walmor Luiz Geronasso.
Outras melhorias estruturais
Além da ampliação da ETA, a Casan realizou o desassoreamento da represa de captação no Rio São Lourenço, garantindo melhor qualidade e volume da água bruta captada. Também foi instalada uma nova adutora entre a estação e o reservatório pulmão do município, reforçando a distribuição.
Em breve, Itaiópolis também contará com dois novos reservatórios, cada um com capacidade de 150 mil litros. A obra representa um investimento adicional superior a R$ 1 milhão, consolidando os esforços para garantir mais eficiência e regularidade no abastecimento.