Um cavalo foi resgatado com vida após passar várias horas submerso em um riacho gelado no bairro Universitário, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira (10), na região de Santa Terezinha.
O animal foi encontrado visivelmente exausto e deitado no leito do curso d’água, apresentando sinais de fraqueza devido à longa exposição ao frio. Moradores que passavam pelo local acionaram o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina por volta das 15h.
Com o apoio da comunidade, a guarnição tentou retirar o cavalo utilizando uma fita de alta resistência — com capacidade para suportar até três toneladas. No entanto, o terreno irregular e o estado debilitado do animal impediram a remoção manual.
Diante da dificuldade, os bombeiros solicitaram o apoio da Prefeitura de Chapecó, que enviou uma retroescavadeira. O equipamento permitiu o resgate seguro do cavalo, em uma operação que durou cerca de duas horas.
Após ser retirado da água, o animal foi colocado em uma área seca e ao sol para se recuperar. Apesar do tempo prolongado dentro do riacho gelado, ele sobreviveu. Até o momento, o responsável pelo cavalo não foi localizado.