Desempenho consolida crescimento nas exportações, importações e operação de contêineres
O Complexo Portuário de Itajaí fechou os cinco primeiros meses de 2025 com um total de 5.860.904 toneladas movimentadas, considerando cargas gerais e conteinerizadas. O resultado reafirma a força logística do terminal, que segue em trajetória de crescimento e competitividade no cenário nacional. Somente no mês de maio, foram registradas 1.044.830 toneladas.
O equilíbrio entre exportações e importações foi um dos destaques do período. As exportações somaram 2.973.527 toneladas, enquanto as importações alcançaram 2.887.377 toneladas — um desempenho que demonstra a robustez e a eficiência das operações.
No recorte exclusivo das operações do Porto de Itajaí, foram movimentadas 1.479.661 toneladas entre janeiro e maio, sendo 242.098 toneladas apenas em maio. “O Porto de Itajaí está cada dia mais competitivo. Os números mostram uma tendência sólida de crescimento”, avaliou o superintendente do Porto, João Paulo Tavares Bastos.
Ele também ressaltou o impacto positivo das atividades portuárias na economia local. “O desempenho operacional do Porto de Itajaí tem impacto direto na economia da cidade, refletindo em maior arrecadação, geração de empregos e estímulo à cadeia logística e comercial da região.”
No que diz respeito à movimentação de contêineres, o terminal alcançou a marca de 112.216 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) no acumulado do ano. Em maio, foram movimentados 20.955 TEU’s.
Com desempenho crescente e estrutura operacional qualificada, o Complexo Portuário de Itajaí se consolida como um dos principais e mais estratégicos polos logísticos do país.