A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina autorizou, na tarde desta sexta-feira (27), o fechamento total das comportas das barragens Oeste, em Taió, e Sul, em Ituporanga. A medida preventiva visa aumentar a capacidade dos rios para absorver o volume de chuvas previsto para o fim de semana.
Segundo a Equipe de Monitoramento Hidrológico, o procedimento segue os critérios do Manual de Operação das barragens e busca mitigar os riscos de inundações, especialmente nas regiões do Alto e Médio Vale do Itajaí. A previsão é de chuva entre 30 mm e 40 mm entre a madrugada e a manhã de sábado (28), com pancadas mais leves no domingo.
Em Rio do Sul, o Rio Itajaí-Açu chegou a 5,85 metros durante a madrugada e seguia acima da cota de alerta nesta tarde, marcando 5,63 metros.
O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, explicou que a barragem Norte, em José Boiteux, mantém uma comporta fechada e, por ora, não há necessidade de novas intervenções, mas o monitoramento continua.
“O fechamento das comportas é parte do nosso protocolo para proteger as cidades e minimizar os impactos das chuvas intensas previstas”, destacou Hildebrandt.
O gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, também ressaltou a importância da ação técnica e preventiva. “A operação reduz a pressão sobre os rios e traz mais segurança para a população neste cenário de atenção”, afirmou.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os boletins oficiais e mantenha atenção às atualizações sobre o tempo.