FCC recebe doação de acervo histórico de Hercílio Luz para Casa de Campo em Rancho Queimado

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) recebeu nesta terça-feira, 20, a doação de peças históricas do ex-governador Hercílio Luz para compor o acervo da Casa de Campo, em Rancho Queimado. O gesto simbólico foi realizado pela Milano Incorporadora, em evento realizado na sede da Casa Milano Hercílio Luz, no centro de Florianópolis.

Entre os itens doados estão três cadeiras e uma escrivaninha em madeira maciça da década de 1920, além de um retrato do ex-governador, assinado pelo artista catarinense Eduardo Dias, datado de 1928. As peças, originalmente preservadas após o restauro do Casarão Hercílio Luz em 2019, passam agora a integrar o espaço cultural gerido pela FCC no interior do estado.

Para o CEO do Grupo Milano, Paulo Tonietto, a iniciativa reforça o compromisso com a preservação da memória catarinense.

“Essa entrega simboliza o nosso compromisso com a preservação da memória cultural de Santa Catarina. Valorizamos as raízes do estado e acreditamos no papel que a cultura exerce na identidade dos nossos projetos.”

A presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin, destacou a importância da doação como um marco na preservação histórica.

“É um momento histórico. Esses objetos enriquecem a experiência cultural da Casa de Campo e permitirão que milhares de visitantes conheçam mais sobre Hercílio Luz. O corpo se vai, mas os feitos e as obras permanecem.”

Também participaram do ato simbólico a diretora de Patrimônio Cultural da FCC, Lélia Pereira Nunes, a administradora da Casa de Campo, Cleci Veronezi, e a administradora do Museu Histórico de Santa Catarina, Marli Cristina Scomazon.

A Casa de Campo Hercílio Luz, localizada em Rancho Queimado, recebe uma média mensal de 1.500 a 2.000 visitantes. Com a chegada do novo acervo, o espaço se fortalece como ponto de referência na preservação da memória política e cultural de Santa Catarina.

Veja também

Últimas notícias