FenaOstra 2025 promete 12 dias de cultura, gastronomia e inovação em Florianópolis

A 23ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (FenaOstra) já tem data marcada: de 16 a 27 de julho, o CentroSul, em Florianópolis, será o palco de uma das celebrações mais tradicionais do litoral catarinense. Neste ano, o evento reforça sua proposta de ir além da gastronomia, unindo cultura popular, sustentabilidade, capacitação profissional e negócios.

Reconhecida como Capital Nacional da Ostra, a cidade de Florianópolis responde por cerca de 90% da produção do molusco no Brasil — um protagonismo que se traduz na estrutura e na importância da FenaOstra. A festa terá salão gastronômico, feira de produtos e serviços regionais, workshops, concursos culinários, rodadas de negócios e apresentações musicais todos os dias.

Entre as atrações confirmadas estão Dazaranha, Camerata Florianópolis, Expresso Rural, Entre Elas, Quinteto SA, Swing Maneiro e Senti Firmeza.

Além de valorizar a maricultura e a cultura açoriana — presente em danças, artesanato e ambientação do evento — a FenaOstra 2025 terá também um olhar voltado ao futuro, com ações que dialogam com o conceito de economia azul.

Seminário discute futuro da produção marinha em SC

Nesta edição, a programação inclui o Seminário de Economia Azul, que será dividido em dois dias (16 e 23 de julho, das 14h às 18h), com apoio do Sebrae/SC. O objetivo é debater soluções para fortalecer o setor marinho com foco em sustentabilidade, inovação e geração de renda.

Entre os temas em destaque estão tecnologias para pós-colheita de moluscos, cultivo de algas com potencial gastronômico, produtos derivados da maricultura e estratégias para integrar turismo e produção pesqueira. O seminário contará com especialistas da Epagri, Cidasc, IFSC, Senac, Sebrae/SC e representantes do Governo do Estado.

A abertura contará com a apresentação do Programa Pescados SC e do projeto SMS Molubis. No segundo encontro, haverá um balanço dos 20 anos de monitoramento da maré vermelha, além de propostas para novos produtos como ostras defumadas e o uso do calcário de conchas.

Veja também

Últimas notícias