Após os bons resultados da faixa exclusiva para ônibus na Rua General Eurico Gaspar Dutra — acesso à Ponte Hercílio Luz —, a Prefeitura de Florianópolis estuda a ampliação do modelo para um novo trecho na região continental. O projeto prevê um corredor exclusivo de 1,9 km, partindo da Avenida Santa Catarina, passando pela Rua General Liberato Bittencourt e se conectando à faixa já implantada.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, Rafael Hahne, os estudos estão em fase avançada, com previsão de implantação no início de 2026. A informação foi revelada com exclusividade à Coluna Bom Dia.
A proposta visa reforçar a prioridade ao transporte coletivo, reduzindo ainda mais o tempo de deslocamento entre o Continente e a Ilha. Com a atual faixa exclusiva, o tempo médio do trajeto caiu de 10 para 2 minutos, segundo dados da própria prefeitura — uma redução de até 80%.
Como funcionará o novo trecho
O novo corredor manterá o embarque e desembarque de passageiros pelo lado direito da via. No ponto de conexão com a General Eurico Gaspar Dutra, os ônibus realizarão um cruzamento para acessar a faixa exclusiva à esquerda da via, já em funcionamento.
A ampliação é vista como uma continuidade natural da intervenção que tem mostrado resultados positivos na mobilidade urbana e no incentivo ao transporte coletivo em Florianópolis.