A antiga ponte da Lagoa da Conceição, construída na década de 1950, será demolida a partir desta segunda-feira (20). Após mais de dois anos de obras e interrupções judiciais, a nova travessia foi concluída e entrou em funcionamento, tornando a estrutura antiga obsoleta.
Durante os trabalhos de demolição, a navegação no canal entre a Lagoa de Baixo e a Lagoa do Meio será interrompida por até 10 dias, para todas as embarcações. A derrubada da ponte deve durar cerca de 20 dias e faz parte do projeto de revitalização do entorno da nova passagem.
Mesmo após a reabertura do canal, não estão descartadas novas interdições pontuais até que a antiga estrutura seja completamente removida. Finalizada essa etapa, será iniciada a implantação de duas novas áreas públicas destinadas à convivência e à contemplação da paisagem local.
Entre as melhorias previstas estão a criação de um boulevard próximo ao Centrinho, com deque de madeira e guarda-corpo metálico — necessário devido à altura em relação às águas da lagoa — e a construção de uma praça nas proximidades da Avenida das Rendeiras. Também serão finalizadas as obras da praça ao lado do restaurante Oliveira e de um deque contemplativo perto do boulevard, além da revitalização dos passeios da rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404).
Segundo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a antiga ponte serviu à comunidade por quase 70 anos, mas sua estrutura já não atendia às necessidades atuais. “O fluxo de carros hoje não é mais o mesmo. A estrutura não tinha acessibilidade, ciclovia e as calçadas eram pequenas”, afirmou.
Ele destacou ainda que a ponte anterior era muito baixa, o que dificultava a navegação entre as duas lagoas. “Com a retirada da ponte antiga, ganhamos mobilidade na região, porque barcos maiores vão poder passar. Vai ter mais troca entre as duas lagoas e vai ficar melhor”, completou.
Nova travessia: moderna e com iluminação cênica
A nova ponte foi totalmente liberada ao tráfego de veículos em 22 de agosto e está em pleno funcionamento desde 26 de setembro, com a abertura da ciclovia e dos passeios laterais. Em breve, a estrutura receberá iluminação cênica com possibilidade de mudança de cor, semelhante à da ponte Hercílio Luz. A instalação faz parte da entrega final da revitalização, prevista para dezembro.
Localizada à direita da antiga ponte, no sentido da Avenida das Rendeiras, a nova travessia tem formato curvo e é construída com estrutura de concreto armado. Conta com nove pilares, duas faixas de rolamento, dois passeios, uma ciclovia e barreiras de proteção entre a pista, o passeio e a ciclovia.
A ponte possui guarda-corpo metálico, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com faixas de 3,5 metros cada. O investimento total na obra foi de aproximadamente R$ 53 milhões, realizado em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.




