O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta segunda-feira (20) da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). A solenidade marcou o início da gestão 2025-2027, que será presidida pela reitora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Márcia Sardá Espíndola. O reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Ricardo de Marco, assumiu o cargo de vice-presidente.
Durante o evento, o governador destacou a relevância da Acafe no fortalecimento da educação superior no estado, especialmente por meio do Programa Universidade Gratuita, iniciativa que oferece acesso gratuito ao ensino superior em instituições comunitárias.
“Vim aqui para aplaudir e reafirmar que a Acafe é uma associação fundamental para a educação de Santa Catarina, pela qualidade dos seus quadros e pela articulação que realiza. O programa Universidade Gratuita é um exemplo disso. Estou aqui para reforçar minha parceria com a professora Márcia e o professor Ricardo”, afirmou Jorginho Mello.
A nova presidente da Acafe assume o cargo anteriormente ocupado por Luciane Ceretta, atual secretária de Estado da Educação. Também foram empossados os novos membros dos conselhos deliberativo e fiscal da entidade.
Luciane Ceretta destacou o papel coletivo da associação na promoção do desenvolvimento social e econômico do estado: “A Acafe é uma obra construída a muitas mãos. Sua história sempre esteve alinhada com as políticas públicas de Santa Catarina, como é o caso do Programa Universidade Gratuita. A reitora Márcia, agora presidente, sempre esteve comprometida com essa missão.”
A cerimônia também foi marcada pelo lançamento do livro 50 Anos da Acafe, que registra a trajetória da instituição desde sua criação, em 2 de maio de 1974. Uma placa comemorativa foi entregue em homenagem ao apoio prestado pelo Governo do Estado, pela Secretaria da Educação e pela Assembleia Legislativa ao programa Universidade Gratuita.
Ao assumir oficialmente a presidência, Márcia Sardá Espíndola ressaltou os avanços promovidos pelo programa: “A relação com o Governo do Estado tem sido excelente. A Universidade Gratuita não só promove o acesso, mas garante a permanência dos estudantes. Nossas instituições registraram um aumento médio de 25% nas matrículas.”
Ela também reconheceu o papel da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), parceira nas ações de pesquisa e inovação: “A Fapesc tem ampliado significativamente os editais de fomento à pesquisa, viabilizando bolsas, projetos de pós-graduação e a modernização dos nossos laboratórios. É um governo que tem se mostrado comprometido com as universidades comunitárias.”
Sobre a Acafe
Fundada em 1974, a Acafe nasceu da união das Fundações Educacionais criadas por municípios catarinenses com o objetivo de planejar, articular e coordenar ações conjuntas no ensino superior.
Atualmente, o Sistema Acafe reúne 14 instituições comunitárias, presentes em mais de 50 municípios de Santa Catarina, atendendo mais de 140 mil estudantes em cursos de graduação e pós-graduação.



