O Governo de Santa Catarina está liderando uma articulação com a Embraer e instituições do ecossistema de inovação para desenvolver um cluster aeroespacial no estado. O objetivo é consolidar Santa Catarina como referência nacional no setor aeroespacial, impulsionando a indústria tecnológica e ampliando as oportunidades de cooperação com uma das maiores empresas do setor no mundo.
Em encontro realizado em Florianópolis, representantes da Embraer, do governo estadual, da Fapesc, do Sapiens Parque e de diversas entidades de pesquisa e inovação discutiram estratégias e demandas do setor aeroespacial, com foco em áreas como sensores, sistemas de comunicação, manufatura avançada, certificações, materiais têxteis para aviação, propulsão elétrica e a criação de infraestrutura colaborativa para inovação.
A reunião foi promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), em parceria com o Sapiens Parque e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). As atividades incluíram visitas à Incubadora CELTA e ao Escritório de Diplomacia Científica da Fapesc, sediado no Sapiens Parque.
“Foi um encontro muito importante, voltado a pensar o futuro aeroespacial em Santa Catarina. Nosso desafio era claro: como podemos unir forças para criar um cluster aeroespacial no estado e fortalecer a indústria e a tecnologia local?”, destacou Fábio Wagner Pinto, presidente da Fapesc.
Segundo ele, a construção desse polo exige mais do que boas ideias. “É necessário investir na formação de talentos, consolidar infraestruturas e criar condições favoráveis para o avanço da inovação de forma sustentável”, acrescentou.
Embraer destaca potencial catarinense
O gerente sênior de Desenvolvimento de Equipamentos Eletrônicos da Embraer, Miguel Teruel, elogiou o ecossistema de inovação do estado:
“É impressionante a quantidade de tecnologia que se desenvolve aqui. Fizemos ótimos contatos e consolidamos em um dia um conhecimento que, em condições normais, levaria muito mais tempo para reunir. Esperamos que essa aproximação resulte em colaborações produtivas entre a Embraer e Santa Catarina.”
Representação institucional
Além da Fapesc e da SCTI, o governo estadual foi representado pelo secretário adjunto de Planejamento, Lucas Amancio; pelo presidente da InvestSC, Renato Lacerda; e pelo diretor-presidente do Sapiens Parque, Eduardo Vieira.
A comitiva da Embraer contou ainda com Pedro Salles (gerente de Cooperações Tecnológicas), Fábio Almeida (Relações Institucionais para Desenvolvimento Tecnológico) e Maurílio Albanese (diretor de Programas de Desenvolvimento Tecnológico).
Participaram também representantes da FIESC, SENAI, Fundação CERTI, Incubadora CELTA e da ACATE, reforçando o compromisso de todo o ecossistema de inovação catarinense com o desenvolvimento do setor aeroespacial.