A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, nesta quarta-feira (28), o balanço das ações desenvolvidas no primeiro quadrimestre de 2025 durante audiência pública na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A prestação de contas foi conduzida pela gerente de planejamento da SES, Manoela Vieira de Bona Schlickmann.
Entre os dados apresentados, destacou-se a aplicação dos recursos nos diversos fundos de saúde e hospitais vinculados. De janeiro a abril, a dotação orçamentária foi de R$ 7,8 bilhões. Deste montante, 53,2% foram empenhados, 56,3% liquidados e 92,2% efetivamente pagos. “Estamos honrando o pagamento de tudo que assumimos no planejamento e na execução do orçamento da saúde”, afirmou Manoela.
Participando da audiência diretamente de Brasília, o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou o compromisso com a transparência e o diálogo com o Legislativo. “A Alesc é parceira nas pautas de saúde. Esse contato direto fortalece as políticas públicas e beneficia toda a população catarinense”, destacou.
Entre os avanços registrados, estão a ampliação de leitos de UTI, que hoje somam 1.445 em todo o estado – 264 deles implantados na atual gestão – e a expressiva realização de cirurgias. Desde 2023, foram realizadas mais de 883 mil operações, sendo 348 mil eletivas, 303 mil de emergência e 204 mil oftalmológicas ambulatoriais.
O relatório também abordou a produção hospitalar e ambulatorial, auditorias realizadas no período e os serviços prestados pela rede própria, contratada e conveniada.
Vacinação contra gripe e doenças respiratórias
A audiência também tratou do atual cenário das doenças respiratórias no estado. O secretário Diogo Demarchi fez um apelo para que a população se vacine contra a gripe. A imunização está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade em toda a rede pública de saúde.
A prestação de contas cumpre determinação constitucional e tem como objetivo garantir transparência na aplicação dos recursos públicos destinados à saúde.