A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) segue com ações contínuas de monitoramento, vistorias técnicas e manutenção nas pontes Pedro Ivo Campos (PIC) e Colombo Machado Salles (CMS), em Florianópolis.
Como parte desse trabalho, a SIE já contratou serviços específicos para a manutenção das passarelas da Ponte Colombo Salles. A medida visa garantir a segurança da parte inferior da estrutura e viabilizar a realocação da nova adutora da CASAN, instalada sob a travessia.
Atualmente, a Secretaria também finaliza o edital para contratação das obras de reabilitação e recuperação estrutural dos blocos de ambas as pontes. A previsão é que o processo licitatório seja lançado ainda em 2025. O contrato também contemplará melhorias estéticas nas estruturas.
Sobre recentes reportagens e apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC), a SIE esclarece que dispõe de estudos técnicos detalhados, elaborados por especialistas, que garantem que as pontes não oferecem riscos à segurança. As manifestações visuais observadas em alguns pilares são consideradas superficiais e não comprometem a integridade estrutural das pontes.
Cumprindo as determinações do TCE-SC, a Secretaria apresentará ainda um plano de manutenção para as duas estruturas, em conformidade com as diretrizes técnicas e legais. O objetivo é assegurar a continuidade de ações preventivas e corretivas ao longo do tempo.
A SIE reforça seu compromisso com a segurança da população, a conservação do patrimônio público e a transparência na gestão da infraestrutura estadual.




