O Governo de Santa Catarina entregou oficialmente, nesta quarta-feira (2), a estrutura completa do Complexo Madre Teresa, anexo ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Com a finalização dos cinco últimos andares, a unidade passa a contar com 590 leitos ativos, tornando-se a maior estrutura pública de saúde do Estado. O investimento total ultrapassa R$ 134,6 milhões.
A entrega contempla setores estratégicos como UTI Adulto, Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN), Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e novas unidades de internação. Ao todo, são 15 andares agora em pleno funcionamento.
“Só conseguimos chegar até aqui porque priorizamos a saúde. No ano passado, destinamos 15,8% do orçamento do Estado para a área — bem acima dos 12% obrigatórios. Esse esforço representa R$ 1,5 bilhão a mais para reforçar hospitais, ampliar atendimentos e salvar vidas”, destacou o governador Jorginho Mello.
Obras iniciadas em 2012
O Complexo começou a ser construído em 2012, com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento da unidade. A partir de 2023, a estrutura foi sendo ativada gradualmente, com entregas importantes como o Ambulatório de Especialidades, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), o Centro Cirúrgico e o Serviço de Urgência e Emergência.
Com 21,4 mil metros quadrados de área construída, o hospital atende 93% dos pacientes pelo SUS e é referência em alta complexidade, com destaque para oncologia, cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, gestação de alto risco e transplantes de rim e córnea.
“A entrega do Complexo é uma vitória coletiva. E os compromissos com a saúde da região continuam. Em breve, iniciaremos a construção da nova sede do Hemosc, após superarmos entraves com a prefeitura”, anunciou o secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi.
Desempenho em números
Somente em 2024, o Hospital Marieta Konder Bornhausen já registrou:
- 196,7 mil atendimentos gerais
- 168,4 mil consultas
- 28,3 mil internações
- 940,7 mil exames
- 16,1 mil cirurgias
- 3,9 mil partos
- 27 mil sessões oncológicas
A diretora-geral da unidade, irmã Simone Santana, destacou a parceria com o Estado:
“É um momento histórico. Esse hospital é resultado de anos de esforço e do apoio decisivo do Governo para colocarmos todos os andares em funcionamento.”
Pavimento por pavimento
Térreo: Unidade de Urgência e Emergência
1º andar: Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI)
2º andar: Ambulatório
3º andar: Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)
4º andar: Centro de Neonatologia
5º andar: Centro Obstétrico
6º andar: Centro de Material e Esterilização (CME)
7º andar: Centro Cirúrgico
8º andar: Pavimento Técnico
9º andar: UTI Adulto
10º andar: Alojamento Conjunto
11º ao 14º andares: Unidades de Internação
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, também celebrou a entrega:
“É um marco para a cidade. Nunca um governador investiu tanto na saúde da nossa região.”