O Festival Estudantil Temático de Trânsito (FETRAN-SC), promovido pelo Detran e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Catarina, teve o prazo de inscrições prorrogado até o dia 30 de abril. As escolas interessadas podem se inscrever por meio do site do Detran/SC, na aba “Educação”, ou diretamente pelo link: www.detran.sc.gov.br/fetransc.
O festival tem como objetivo principal educar e conscientizar crianças e jovens sobre segurança no trânsito, por meio do teatro. A proposta é que os estudantes, de forma criativa e lúdica, reflitam sobre atitudes seguras e responsáveis, tanto como futuros motoristas quanto como pedestres. A iniciativa surgiu no estado do Mato Grosso, em 2004, e agora estreia em Santa Catarina.
Quem pode participar
Nesta primeira edição catarinense, podem se inscrever escolas públicas municipais e estaduais, escolas particulares e instituições de educação especial de 22 municípios da Grande Florianópolis. As inscrições são voltadas a grupos teatrais compostos por estudantes das seguintes categorias:
- Ensino Fundamental I
- Ensino Fundamental II
- Ensino Médio
- Educação Especial
Estão previstas até 120 peças teatrais inscritas, distribuídas por quatro regiões:
- R1 – Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Garopaba, Leoberto Leal, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, São Bonifácio e Santo Amaro da Imperatriz
- R2 – Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Nova Trento, São João Batista e Tijucas
- R3 – São José e São Pedro de Alcântara
- R4 – Florianópolis
A expectativa é que, a partir de 2026, o FETRAN-SC seja expandido para escolas de todo o estado.
Projeto com impacto social e educativo
De acordo com o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, o festival será uma importante ferramenta de transformação social.
“Com o FETRAN, queremos levar o debate sobre trânsito para dentro das escolas de forma leve e criativa. Essa semente que estamos plantando hoje vai gerar frutos no futuro, com cidadãos mais conscientes e preparados”, afirmou.
A iniciativa conta ainda com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Estado da Educação, da Undime/SC (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Feapaes (Federação das Apaes de SC), Sinepe/SC (Sindicato das Escolas Particulares), além das fundações culturais dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde o FETRAN já é realizado há mais de 15 anos.
Para o superintendente executivo da PRF em Santa Catarina, Avelino Machado, a chegada do festival ao estado marca um novo momento para a educação no trânsito:
“É com muita alegria que tornamos o FETRAN uma realidade em Santa Catarina. O Detran e as demais entidades estão comprometidas com a formação de uma cultura de paz no trânsito, e o festival será um grande passo nessa direção.”