Movimento internacional nos aeroportos de SC atinge recorde histórico mesmo após temporada de verão

Santa Catarina tem registrado um desempenho surpreendente no setor aéreo em 2025. Mesmo com o encerramento da temporada de verão, o número de passageiros internacionais continua em alta. Em abril, o estado bateu recorde histórico com 74,3 mil embarques e desembarques, o que representa um aumento de 79% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a abril, foram 626,2 mil passageiros internacionais — 67,8% a mais do que em 2024 —, número que já equivale a 70% de toda a movimentação registrada no ano anterior.

O levantamento foi feito pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Para o governador Jorginho Mello, o avanço é reflexo da política estadual de ampliação de rotas internacionais. “Já conquistamos voos com a Europa pela TAP e com a América Central pela Copa Airlines. Vamos continuar investindo na ampliação das ligações internacionais, abrindo portas para novos negócios e oportunidades de crescimento”, afirmou.

De acordo com o secretário da SPAF, Beto Martins, o resultado também é fruto de um trabalho integrado com companhias aéreas e administradores dos terminais. “Esse relacionamento próximo gera confiança e atrai investimentos que agora aparecem nos números”, pontuou.

Cargas internacionais também batem recorde

Além do turismo, o setor de cargas internacionais também teve alta expressiva. Em abril, foram 536,8 toneladas movimentadas no estado — um crescimento de 143,9% em relação ao mesmo período de 2024. No acumulado do ano, já são 2,3 mil toneladas, 75,6% a mais que no ano anterior. Toda a movimentação de cargas e passageiros internacionais ocorreu pelo Aeroporto de Florianópolis.

Alta também nos voos domésticos

Os voos domésticos seguem a tendência de crescimento. O primeiro quadrimestre de 2025 fechou com 2,3 milhões de passageiros, 6,5% a mais do que em 2024. O terminal com maior fluxo é o Aeroporto de Florianópolis (1,2 milhão), seguido por Navegantes (734,6 mil), Chapecó (188,2 mil), Joinville (175,9 mil), Jaguaruna (33,6 mil) e Correia Pinto (3,6 mil).

No transporte doméstico de cargas, a movimentação chegou a 4,3 mil toneladas entre janeiro e abril, com alta de 7% frente ao mesmo período do ano passado. Florianópolis e Navegantes lideram com, respectivamente, 1,8 mil e 1,7 mil toneladas.

Com resultados expressivos tanto no setor de passageiros quanto no de cargas, os aeroportos catarinenses consolidam o estado como um dos principais hubs logísticos e turísticos do país.

Veja também

Últimas notícias