Polícia Científica de SC se destaca no maior evento de ciências forenses da América Latina

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC) teve participação de destaque no InterForensics 2025, considerado o maior evento de ciências forenses da América Latina. Realizado entre os dias 25 e 28 de agosto, em Curitiba (PR), o evento reuniu especialistas de todo o país e do exterior para debater inovações, desafios e avanços nas áreas forenses.

A delegação catarinense foi uma das maiores do evento, com 80 profissionais, entre peritos, agentes e papiloscopistas, reforçando o protagonismo técnico e institucional da PCISC no cenário nacional e internacional.

Premiações e reconhecimento

Durante os quatro dias de programação intensa — com conferências, minicursos e apresentações em 17 áreas especializadas das ciências forenses — a PCISC teve motivos para celebrar: 1º Lugar Geral com uma pesquisa liderada por Kelly Ribas Lobato e 1º Lugar na Trilha Temática, com um trabalho desenvolvido pela equipe de Bruno Henz Mossmann.

As premiações reforçam o alto nível técnico e científico dos profissionais que atuam na perícia catarinense.

Liderança nacional

Paralelamente ao InterForensics, ocorreu o Encontro do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPCI), atualmente presidido pela perita-geral da PCISC, Andressa Boer Fronza. Sob sua condução, foram discutidos temas estratégicos para o fortalecimento das perícias oficiais no país.

“A participação da PCISC não só evidencia o nível técnico da nossa instituição, como também fortalece a ciência forense em Santa Catarina. A troca de experiências com profissionais do Brasil e do exterior amplia nossa visibilidade e impulsiona avanços importantes”, destacou Andressa.

Durante o encontro, também foi aprovada a Carta de Curitiba, documento que reúne consensos sobre temas como: Política Nacional de Pessoas Desaparecidas, Protocolos de Verificação de Óbitos e Propostas de Alterações Legislativas.

Veja também

Últimas notícias