A segurança pública de Santa Catarina acaba de ganhar um importante reforço tecnológico. A Polícia Militar recebeu duas aeronaves remotamente pilotadas, modelo Nauru 500C, que passarão a integrar as ações do Batalhão de Aviação da PM (BAPM). Os equipamentos foram adquiridos em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Com 10 horas de autonomia, alcance de comunicação de até 60 quilômetros e tecnologia VTOL (decolagem e pouso verticais), os drones poderão ser utilizados em missões de monitoramento, resgate e patrulhamento de áreas de risco, inclusive em locais de difícil acesso. Equipados com câmeras de alta precisão e sensores de última geração, eles possibilitam ações discretas e com riqueza de detalhes, tanto de dia quanto à noite.
“O que há de mais moderno em tecnologia embarcada está nessas aeronaves não tripuladas. Com elas, vamos poder monitorar o crime com descrição e precisão, além de atuar com mais eficácia em áreas críticas e operações de salvamento”, destacou o governador Jorginho Mello.
A central de comando dos drones conta com controle por biometria, ar-condicionado, luzes de emergência e assentos ergonômicos, garantindo segurança e conforto aos operadores durante longas operações.
Segundo o tenente-coronel Felipe Sommer, o projeto é fruto da parceria entre a PM e o MPSC e coloca Santa Catarina na vanguarda da inovação tecnológica na segurança pública nacional. “O equipamento amplia a capacidade operacional da corporação em ocorrências de alta complexidade, operado por profissionais altamente capacitados”, afirmou.