O Porto de Itajaí reforçou nesta quinta-feira (5) seu compromisso com o crescimento do turismo de cruzeiros no Brasil ao receber o presidente institucional da Costa Cruzeiros, Renê Hermann, e o presidente executivo da Clia Brasil (Cruise Lines International Association), Marcos Ferraz. A reunião com o superintendente João Paulo Tavares Bastos e a diretoria da autoridade portuária discutiu os próximos passos para consolidar a cidade como um dos principais destinos de cruzeiros do país.
Entre os temas tratados, esteve o projeto de construção de um novo píer turístico, que será implantado ao lado do Centreventos. Com investimento estimado em R$ 300 milhões do Governo Federal, a obra promete ampliar a capacidade de atendimento do porto e melhorar a recepção de navios e passageiros.
“Hoje, o turismo é visto como economia e representa 7% do PIB. Por isso, somos parceiros do setor. Nosso foco está em aprimorar a estrutura do Porto de Itajaí para impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico da região”, afirmou João Paulo Tavares Bastos.
Também foram discutidas ações para fortalecer a temporada de cruzeiros 2025/2026, com foco na melhoria da infraestrutura portuária, atração de novas rotas e qualificação da experiência turística.
A visita dos representantes da indústria de cruzeiros reforça o papel estratégico de Itajaí no mercado marítimo nacional e sinaliza avanços concretos na integração entre setor público e privado para o fortalecimento da economia do mar.