Duas obras estratégicas com início previsto para 2025 devem transformar a infraestrutura logística do Norte de Santa Catarina. A dragagem de aprofundamento e alargamento do canal da Baía da Babitonga e a construção da terceira faixa de acesso ao Porto de São Francisco do Sul, na BR-280, foram anunciadas nesta terça-feira (17), em evento promovido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis.
O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverton Vieira, apresentou os detalhes das iniciativas que somam R$ 336,4 milhões em investimentos e visam fortalecer o Complexo Portuário da Babitonga, que reúne terminais públicos e privados.
Dragagem vai permitir entrada de navios maiores
A principal obra, com orçamento de R$ 324 milhões, será a dragagem para aprofundar o canal de acesso à baía de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios com até 366 metros de comprimento e maior capacidade de carga. A licitação da obra já está em andamento e a empresa vencedora será anunciada no dia 4 de julho.
O projeto é inédito no país por dois motivos: é a primeira vez que um porto público firma parceria com um terminal privado para realizar uma dragagem dessa magnitude e, parte dos sedimentos retirados do mar será utilizada para o engordamento de sete quilômetros da praia de Itapoá, afetada por erosão costeira.
Terceira faixa será bancada com recursos do Porto
A segunda obra anunciada é a construção de uma terceira faixa na BR-280, que dá acesso ao terminal portuário. O investimento será de R$ 12,4 milhões, bancado com recursos próprios do Porto. O objetivo é facilitar o tráfego de caminhões e aumentar a eficiência logística no principal corredor de escoamento da produção da região.
O superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, Alysson de Andrade, elogiou a iniciativa do Porto de custear a obra. “É uma contribuição direta à fluidez do tráfego e à competitividade logística do estado”, destacou.
Também participaram do evento o secretário adjunto de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Ivan Amaral, e o diretor de Integração de Modais da SPAF, Lucas Sampaio Ataliba.