Prefeitura de Florianópolis inicia rodada de reuniões para reestruturar concessão do CentroSul

A Prefeitura de Florianópolis deu início a uma nova etapa para o redesenho da concessão do CentroSul, um dos principais centros de eventos da Capital. Foram abertas datas para reuniões com empresas interessadas na futura concessão do espaço, incluindo também áreas vizinhas localizadas na Baía Sul, consideradas estratégicas para o setor de eventos.

Essa fase de escuta prévia ao lançamento do edital faz parte do processo de modelagem conduzido pelo IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades), contratado para assessorar o município na elaboração da nova concessão.

A atual gestão do CentroSul permanece ativa por meio de termos aditivos, com validade até o fim de 2026 ou até a conclusão do novo processo licitatório. O novo modelo de concessão, no entanto, deverá trazer contrapartidas à cidade e ampliar o uso do espaço.

Entendimento do mercado e novos usos

A secretária de Licitações, Contratos e Parcerias da prefeitura, Katherine Schreiner, explicou que o objetivo das reuniões é entender as tendências de mercado e como um centro de convenções pode ser mais atrativo no longo prazo.

“Vamos entender se o interesse é por um centro de convenções exclusivamente voltado a eventos, ou se há demanda por espaços com serviços agregados, como restaurantes, lojas e estacionamento”, explicou.

A escuta ativa com o mercado busca alinhar o projeto não só com as necessidades atuais, mas também com as expectativas para as próximas décadas, já que a nova concessão deverá ter validade de 20 a 30 anos.

“Todas as empresas terão a oportunidade de apresentar suas visões sobre o que esperam de um centro de eventos em Florianópolis. Serão encontros virtuais, individuais e agendados previamente”, destacou a secretária.

Após essa etapa de consulta, as propostas e ideias serão analisadas pela equipe técnica, que seguirá o cronograma estabelecido com o IPGC. A previsão é de que o edital definitivo seja lançado entre janeiro e fevereiro de 2026.

Como participar

Empresas interessadas em contribuir com o processo podem agendar suas reuniões enviando um e-mail para licitacao.centrosul@pmf.sc.gov.br com o assunto “Sondagem de Mercado CentroSul”. No corpo da mensagem, é necessário informar o nome do responsável, da empresa e um número de telefone.

A prefeitura confirmará o agendamento e enviará o link para videoconferência. As reuniões acontecerão nas seguintes datas e horários:

Datas: 2, 10, 17 e 24 de setembro
Horários disponíveis: 9h às 9h45, 10h às 10h45 e 11h às 11h45

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