Santa Catarina se prepara para uma intensa onda de frio que deve atingir o estado a partir desta quarta-feira (28), com possibilidade de neve nas áreas mais elevadas da Serra e precipitação invernal no Meio-Oeste já na quinta-feira (29). A previsão é da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, que mantém alerta para temperaturas negativas, ventos fortes e risco de formação de gelo nas pistas.
A massa de ar polar começa a influenciar o clima ainda nesta terça-feira (27), com o avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul que alcança o Oeste catarinense. Já na quarta, o ar frio toma conta do estado, provocando uma queda acentuada nas temperaturas, especialmente nas regiões do Oeste, Planaltos e Alto Vale.
“Já emitimos os alertas para que as prefeituras se preparem, especialmente no cuidado com a população vulnerável e com os animais. Toda a estrutura da Defesa Civil segue mobilizada para acompanhar o cenário e emitir avisos em tempo real”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Quarta-feira já será gelada
O resfriamento será sentido com mais intensidade a partir da tarde e noite de quarta-feira (29), especialmente no Litoral. No Planalto Sul e no Meio-Oeste, os termômetros não devem ultrapassar os 5°C a 7°C na quinta-feira. Já no Litoral, mesmo com máximas entre 13°C e 15°C, o vento aumenta a sensação de frio.
A combinação de temperaturas muito baixas e alta umidade cria o ambiente ideal para queda de neve nas áreas mais elevadas da Serra. A sexta-feira (30) será o ponto mais crítico do frio, com mínimas entre -3°C e -5°C na Serra e 0°C a 5°C em boa parte do Meio-Oeste, Extremo Oeste e Vale do Itajaí.
Atenção redobrada
A Defesa Civil reforça que motoristas devem ter cautela nas estradas serranas, onde há risco de formação de gelo e baixa visibilidade. A população também deve se proteger do frio e redobrar os cuidados com crianças, idosos e animais de estimação.
O frio persiste no fim de semana, com noites e madrugadas geladas, mas a presença do sol deve proporcionar um leve alívio durante o dia.
Orientações da Defesa Civil:
- Mantenha-se informado por canais oficiais;
- Agasalhe-se adequadamente e evite exposição prolongada ao frio;
- Ofereça abrigo e cuidado para pessoas em situação de vulnerabilidade;
- Proteja animais domésticos do frio intenso;
- Redobre atenção ao dirigir em regiões serranas.