Dando continuidade às ações de capacitação da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC), a Gerência Regional de Saúde de Lages realizou, no mês de maio, a Turma B do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental (MhGAP). A formação ocorreu nas dependências da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e reuniu 37 profissionais de nível superior que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios da Serra Catarinense.
A capacitação foi conduzida por facilitadoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ): a psicóloga Fabiana Chicralla Siqueira e a médica de saúde da família e comunidade Débora Teixeira. A metodologia adotada foi dinâmica e prática, com foco no manejo de transtornos mentais no cotidiano da APS.
“Nesta turma, trabalhamos temáticas como psicose e uso abusivo de álcool, oferecendo aos participantes ferramentas para o reconhecimento precoce, abordagem adequada e encaminhamento dentro da rede de atenção à saúde”, explica a gerente regional de Saúde, Nalú Terezinha Júlio.
Participaram da formação enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e médicos, o que reforça a importância do cuidado multiprofissional em saúde mental e o fortalecimento da atenção integral no território.
Além da aplicação prática dos conteúdos em seus municípios, os profissionais capacitados atuarão como multiplicadores em suas equipes, disseminando boas práticas e promovendo uma rede de atenção mais qualificada e integrada.
Em Santa Catarina, a realização do MhGAP é fruto de uma parceria entre a SES/SC, o Hospital Israelita Albert Einstein e a UERJ, no âmbito do PlanificaSUS, sendo uma das principais estratégias voltadas à qualificação da linha de cuidado em saúde mental na APS.