A partir desta terça-feira (1º), crianças de 12 meses passam a receber uma nova dose de reforço contra meningite em Santa Catarina. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu a vacina meningocócica ACWY no calendário de vacinação infantil, com o objetivo de ampliar a proteção contra formas graves da doença meningocócica e reduzir casos e internações.
Com a mudança, o esquema vacinal passa a ser composto por:
- 1ª dose: vacina meningocócica C aos 3 meses
- 2ª dose: vacina meningocócica C aos 5 meses
- Reforço: vacina meningocócica ACWY aos 12 meses
A nova dose substitui o reforço anterior com a vacina meningocócica C, que protegia apenas contra o sorogrupo C. A ACWY, por sua vez, oferece cobertura contra quatro tipos de meningococo: A, C, W e Y.
De acordo com João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), “a ampliação da vacinação reforça a importância da imunização desde os primeiros anos de vida. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades de saúde e é fundamental manter a caderneta em dia.”
Adolescentes entre 11 e 14 anos seguem incluídos na faixa etária de vacinação com a ACWY.
Importante: crianças que já receberam o reforço com a vacina meningocócica C são consideradas imunizadas. As que ainda não receberam o reforço aos 12 meses poderão ser vacinadas até os quatro anos de idade.
A iniciativa faz parte do plano nacional de enfrentamento das meningites, alinhado às diretrizes do Ministério da Saúde com metas até 2030. A meningite meningocócica é uma infecção grave, com sintomas como febre alta, rigidez na nuca, dor de cabeça, vômitos e manchas na pele. A vacinação é a principal forma de prevenção.