A Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia nesta terça-feira (13) a distribuição de 11.900 novas doses da vacina contra a dengue para mais duas regiões de Santa Catarina. A ampliação foi possível após solicitação do Governo do Estado ao Ministério da Saúde, que confirmou o envio de novos lotes.
A região da Foz do Rio Itajaí receberá 10.180 doses, com distribuição centralizada em Itajaí para os 11 municípios que compõem a área. Já o Alto Uruguai, no oeste catarinense, será contemplado na quinta-feira (15) com 1.720 doses, destinadas a 13 municípios da região.
“As doses chegam em um momento importante, especialmente para áreas que têm registrado crescimento no número de casos nos últimos anos. Essa ampliação é parte de uma estratégia contínua para conter o avanço da dengue e proteger a população”, afirmou João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
Cobertura vacinal e público-alvo
Atualmente, a vacina está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos. Até agora, a cobertura vacinal em Santa Catarina é de 35,74% para a primeira dose e 18,95% para a segunda. Antes da ampliação, o imunizante já era ofertado em 76 municípios de cinco regiões de saúde: Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e Oeste.
Com a nova remessa, o número sobe para sete regiões atendidas, alcançando 100 municípios no total.
Regiões contempladas na nova etapa
- Foz do Rio Itajaí: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo.
- Alto Uruguai Catarinense: Alto Bela Vista, Arabutã, Concórdia, Ipira, Ipumirim, Irani, Itá, Lindóia do Sul, Peritiba, Piratuba, Presidente Castelo Branco, Seara e Xavantina.
Municípios que já ofertam a vacina
- Nordeste: Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul.
- Vale do Itapocu: Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú, Schroeder.
- Grande Florianópolis: Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara, Tijucas.
- Médio Vale do Itajaí: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó.
- Oeste: Águas de Chapecó, Águas Frias, Arvoredo, Caibi, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunha Porã, Cunhataí, Formosa do Sul, Guatambu, Irati, Jardinópolis, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Paial, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, Quilombo, Riqueza, Santiago do Sul, São Carlos, Serra Alta, Sul Brasil, União do Oeste.
Atenção às regiões ainda não atendidas
Segundo João Fuck, regiões como o Extremo Oeste e Xanxerê ainda aguardam a chegada de doses. “É fundamental lembrar que a vacina é uma das ferramentas no combate à dengue, mas eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti continua sendo essencial para controlar a doença”, reforça.
Com a ampliação, o Estado segue firme no esforço de proteger a população e frear o avanço da dengue, que ainda representa um desafio de saúde pública em muitas regiões brasileiras.