Santa Catarina entra em estado de atenção para frio intenso a partir desta segunda-feira

Defesa Civil alerta para risco de geadas, doenças respiratórias e desconforto térmico em diversas regiões do estado

Santa Catarina entra em estado de atenção a partir desta segunda-feira (30) devido à chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar. O fenômeno deve provocar queda acentuada nas temperaturas em todo o estado, com o ápice do frio previsto para o amanhecer de terça-feira (1º). A condição se estende até a manhã de quinta-feira (3).

De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas mínimas devem variar entre 2°C e -4°C nas regiões do Grande Oeste e dos Planaltos, podendo ser ainda mais baixas nos pontos mais altos da Serra Catarinense. Nesses locais, há grande possibilidade de formação de geada nas primeiras horas do dia.

Nas regiões do Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí, as mínimas esperadas variam entre 0°C e 4°C. Já na Grande Florianópolis e Litoral Norte, os termômetros devem marcar entre 5°C e 10°C. Durante a tarde, as temperaturas permanecem baixas, com máximas que não devem ultrapassar os 10°C na maioria das regiões e que se mantêm próximas dos 7°C nos planaltos.

Na quarta-feira (2), o frio se intensifica na Grande Florianópolis e no Litoral Norte, com mínimas previstas em torno de 4°C. A partir da tarde de quinta-feira (3), as temperaturas começam a subir gradualmente.

A Defesa Civil emitiu alerta para riscos moderados a altos associados às baixas temperaturas, como desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias, hipotermia e congelamento de pistas.

A recomendação é de atenção especial com grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação. “É fundamental que a população redobre os cuidados com a segurança e o bem-estar durante este período de frio intenso”, informou o órgão.

Veja também

Últimas notícias