Santa Catarina lança programa de recuperação ambiental em áreas rurais da Bacia do Rio Uruguai

Entrou em vigor neste mês um novo programa ambiental em Santa Catarina com foco na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) em propriedades rurais da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Epagri, a Foz do Chapecó Energia, o Sicoob e os produtores rurais, e visa restaurar a vegetação nativa, proteger os recursos hídricos, preservar a fauna e valorizar ambientalmente as propriedades participantes.

Segundo Juliane Justen, coordenadora do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, a ação contempla 148 municípios catarinenses. Podem participar produtores que tenham APPs antropizadas — áreas degradadas que precisam ser revegetadas. Entre as atividades previstas estão o cercamento da área com arame e o plantio de espécies nativas oriundas de viveiros certificados, como angico, cedro, paineira, pitanga, guabiroba e jabuticaba, com densidade de 600 mudas por hectare.

Além da restauração ambiental, o programa também oferece incentivo financeiro por hectare recuperado, em quatro etapas, ao longo de três anos. O valor total pode chegar a R$ 12.763,44 por hectare, com acompanhamento técnico anual da Epagri para assegurar o cumprimento das metas e a liberação dos pagamentos.

Para o presidente da Epagri, Dirceu Leite, restaurar APPs é um investimento no futuro. “Quando recuperamos uma APP, estamos protegendo nascentes, garantindo qualidade da água, promovendo biodiversidade e melhorando o equilíbrio climático. Além disso, essas áreas aumentam o valor da propriedade e podem gerar novas oportunidades de certificação e incentivos”, afirma.

Com o slogan “Juntos, podemos plantar um futuro melhor”, o programa aposta na colaboração entre produtores, sociedade civil e setor energético para regenerar ecossistemas essenciais ao equilíbrio ambiental da região Oeste de Santa Catarina.

Como participar

Para aderir, o produtor deve possuir APP antropizada com área mínima de 0,3 hectare, sem sobreposição de obrigações legais ou incentivos anteriores. Também é necessário se comprometer com a manutenção da área plantada.

Interessados devem procurar o escritório da Epagri, uma agência do Sicoob ou representantes da Foz do Chapecó Energia.

Veja também

Últimas notícias