Santa Catarina parte em missão oficial à Ásia para reforçar relações comerciais e defesa sanitária

Entre os dias 13 e 25 de junho, o Governo de Santa Catarina realiza uma missão oficial à Ásia, com agendas estratégicas no Japão e na China. A comitiva será liderada pelo governador Jorginho Mello e contará com representantes dos principais setores da economia catarinense, incluindo indústria, agronegócio, comércio, tecnologia e turismo.

A missão ocorre em um momento crítico para o comércio exterior brasileiro, especialmente após suspensões de exportações por conta de focos de influenza aviária em algumas regiões do país. Santa Catarina, no entanto, segue sem registros da doença em granjas comerciais e tem reforçado suas medidas de vigilância e prevenção.

Antes da viagem, agendas em Brasília
No dia 4 de junho, o governador irá a Brasília para encontros oficiais com as embaixadas da China, União Europeia, México, Japão e Coreia do Sul. O foco será apresentar os esforços de Santa Catarina no combate à gripe aviária e agradecer, especialmente ao Japão, pela atualização das regras sanitárias que permitiram a continuidade da importação de carne de frango catarinense.

Objetivos da missão
Segundo o governador Jorginho Mello, o principal objetivo é mostrar que “Santa Catarina está fazendo sua parte”, com um sistema de defesa agropecuária robusto e confiável. “Essa missão será uma oportunidade importante para apresentar diretamente às autoridades e parceiros internacionais as garantias que o Estado oferece e buscar a retomada de mercados estratégicos”, afirmou.

SC Day e novos investimentos
Durante a missão, estão previstos eventos institucionais como o SC Day — que acontecerá em Tóquio e Pequim — e reuniões com autoridades sanitárias e empresariais dos dois países. O evento apresentará Santa Catarina como um ambiente competitivo, seguro e confiável para novos investimentos.

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, que acompanha a comitiva, destaca que a missão busca “reconhecimento técnico e comercial para premiar o diferencial catarinense em sanidade animal com segurança jurídica e abertura de mercados”.

A agenda da missão está sendo organizada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), que também coordena os encontros com autoridades e empresas durante a viagem.

Veja também

Últimas notícias