A SCGÁS tem fortalecido sua atuação no mercado spot de gás natural, ambiente de negociações flexíveis baseado em preços de curto prazo. Apenas no primeiro trimestre de 2025, a companhia adquiriu 2,6 milhões de metros cúbicos de gás de três fornecedores globais, contribuindo para um portfólio de suprimento mais competitivo e eficiente para Santa Catarina.
O movimento acompanha uma tendência nacional: em 2024, o mercado spot movimentou 40 milhões de m³ no Brasil. SCGÁS e MSGÁS foram responsáveis por 15% desse volume, em operações com empresas como Galp, Shell, Edge, Trader, MGas e MTX, gerando reduções de até R$ 0,50 por metro cúbico em comparação aos contratos tradicionais.
Economia para os consumidores
Embora represente apenas 1% do volume total comercializado pela SCGÁS, a atuação no mercado spot resultou em uma economia de R$ 2,15 milhões para o mercado catarinense nos primeiros três meses de 2025. Isso foi possível graças a contratos mais flexíveis e à estratégia de compra orientada por oportunidades de mercado.
Toda economia gerada no mercado spot é repassada integralmente aos consumidores, conforme determina a Resolução Aresc nº 73 Rev1. Esse modelo regulatório garante que o custo do gás e do transporte seja transferido para a tarifa exatamente pelo valor pago pela concessionária aos fornecedores, com análise e compensações a cada semestre.
“Nosso papel como distribuidora é entregar o gás com segurança, eficiência e o menor custo possível, sem nenhum acréscimo sobre o preço da molécula. Atuamos estrategicamente para otimizar a compra e garantir esse benefício direto ao consumidor”, afirma a SCGÁS.
Estratégia comercial e segurança regulatória
A atuação no mercado spot faz parte de uma estratégia mais ampla da SCGÁS, que conta com dez contratos flexíveis com diferentes supridores. Isso permite a avaliação mensal de oportunidades com base nas condições do mercado, otimizando custos e aumentando a segurança no suprimento.
Além da redução de custos, a empresa atua com total conformidade com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), garantindo que o uso de contratos de transporte não gere custos adicionais em momentos de oscilação de demanda. O modelo permite balanceamento eficaz das operações e evita penalidades, oferecendo previsibilidade e estabilidade aos clientes.
Crescimento do mercado livre em SC
O avanço da SCGÁS no mercado spot acompanha também o crescimento do Mercado Livre de Gás Natural em Santa Catarina, onde, desde janeiro de 2025, grandes empresas passaram a negociar diretamente com fornecedores. Nesse novo cenário, a SCGÁS mantém seu papel fundamental: a distribuição do gás com qualidade e segurança, independentemente do fornecedor escolhido pelo consumidor.
Esse ambiente mais dinâmico e competitivo promove melhores condições comerciais e preços mais acessíveis, impulsionando o desenvolvimento econômico do estado e beneficiando toda a cadeia produtiva que utiliza o gás natural como insumo.