A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) deu início ao agendamento de vistorias técnicas em uma nova área do bairro Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis. A ação faz parte do Programa Trato pela Costa Norte, que visa garantir a correta ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário, protegendo o meio ambiente e melhorando a balneabilidade das praias da região.
Mais de 2 mil residências devem receber comunicados para agendamento das inspeções, que são gratuitas e incluem a verificação das instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
“O objetivo das vistorias técnicas é verificar a correta ligação dos imóveis ao sistema da Casan, evitando lançamentos irregulares e contribuindo para a proteção ambiental da região”, explica Tiago Contarato Trés, engenheiro ambiental da JPR Ambiental e coordenador do projeto.
Após a entrega do comunicado, os moradores têm 30 dias para agendar a visita e garantir a regularização do imóvel, com emissão do Certificado de Regularidade.
Como agendar a inspeção:
- WhatsApp: (48) 98876-8210
- E-mail: tratopelacostanorte@gmail.com
- Presencial: Rua Rodolfo Hickel, 350 – Canasvieiras
Ruas incluídas nesta etapa:
Servidão Caminho do Sítio, Jari, Gesso, Guaíba, Tietê, Alto Xingú, Lua Grande, Lua de Quatro Crescente, Júlio Petroski, Travessa Jaguaribe, Familiar, Ipanema (a partir do n° 163), Domingos Luiz dos Santos (a partir do n° 144), Osvaldo Adeodato da Silva, Olavio Valentin Garcia (a partir do n° 511), Valentin Manoel Garcia (a partir do n° 362), Ademir Domingos dos Santos (a partir do n° 119), Olinda Rosa da Conceição (a partir do n° 529), Antônio dos Santos Lisboa, Pedro Manoel dos Santos, Valdevino Marques da Natividade, Eduardo Marques da Natividade, Ozima Joana da Cunha, Estrada Dário Manoel Cardoso, Rua Quadrangular, Maria Conceição, Dércio Manoel Sagaz (a partir do n° 362), Leonardo da Vinci (a partir do n° 183), Portugália, Cassiano Gregório Flor, Flor e Luiz Flor Francisco.
Sobre o programa
Criado em 2024, o Trato pela Costa Norte já visitou 8.674 imóveis e realizou 4.065 inspeções em bairros da região Norte da Ilha. O programa inclui ações de educação ambiental, orientação técnica gratuita e acompanhamento contínuo dos imóveis inspecionados.
Bairros atendidos: Ingleses do Rio Vermelho, Rio Vermelho, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha do Norte, Praia Brava, Jurerê, Praia do Forte e Praia da Daniela.
Resultados até maio de 2025:
- Imóveis visitados: 8.674
- Imóveis inspecionados: 4.065
- Regularizados na 1ª inspeção: 771
- Regularizados após orientação: 344
- Imóveis ainda irregulares: 2.950
A Casan reforça a importância da colaboração dos moradores para garantir um litoral mais limpo, seguro e saudável para todos.