O programa Universidade Gratuita, do Governo de Santa Catarina, entra na reta final de concessões para o primeiro semestre de 2025. O prazo para a homologação dos benefícios termina nesta segunda-feira (19). Os estudantes contemplados receberão um e-mail oficial confirmando a concessão e orientações sobre os próximos passos.
Após a confirmação da homologação, o aluno deverá realizar o Aceite do Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE). Após a assinatura da Secretaria de Estado da Educação (SED), o sistema enviará um novo aviso para que o estudante conclua a assinatura dos Recibos Mensais.
A última etapa do processo ocorrerá entre 20 de maio e 30 de junho, período em que o sistema ficará aberto para consultas, aceite de contratos e assinaturas dos recibos. A SED alerta: caso algum desses procedimentos não seja cumprido dentro do prazo, o estudante poderá perder o benefício.
Mais de 46 mil beneficiados
Desde o lançamento do programa, em 2023, mais de 46 mil bolsas já foram concedidas a estudantes de instituições comunitárias de ensino superior credenciadas. A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso à educação superior gratuita e de qualidade.
A expectativa é que, até 2026, o programa alcance 70 mil estudantes e movimente mais de R$ 1,2 bilhão em investimentos públicos na educação superior catarinense.