Vice-governadora de Santa Catarina visita referência em gestão de água na Espanha em busca de soluções para o saneamento

Durante missão oficial na Europa, a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, realizou nesta quinta-feira (19) uma visita técnica ao Águas de Barcelona, considerado um dos maiores exemplos mundiais em gestão de água, energia e resíduos. A agenda integra os esforços do Governo do Estado para buscar modelos internacionais de excelência que possam ser aplicados à realidade catarinense, especialmente por meio da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

A visita incluiu uma apresentação do Grupo Veolia, multinacional que atua há mais de 150 anos no setor. A companhia é responsável pelo abastecimento e tratamento de água de aproximadamente 5 milhões de pessoas na região metropolitana de Barcelona, além de operar em diversos países da Europa e América Latina.

Seguindo diretriz do governador Jorginho Mello, a missão tem como foco conhecer experiências bem-sucedidas em saneamento, com o objetivo de melhorar os índices de cobertura e eficiência no serviço em Santa Catarina. A vice-governadora destacou que a troca de experiências com centros de excelência como o Águas de Barcelona pode gerar impactos positivos concretos para os catarinenses.

“Estamos aqui para aprender com quem é referência e entender como aplicar essas experiências à nossa realidade, fortalecendo o trabalho da Casan e garantindo mais qualidade de vida para a população. O governador Jorginho Mello está empenhado em transformar o cenário do saneamento básico no nosso estado, e essa visita certamente contribui com esse objetivo”, afirmou Marilisa.

Entre as soluções apresentadas durante a visita, chamaram atenção tecnologias voltadas ao reaproveitamento da água, como a dessalinização, além de estratégias inovadoras para enfrentamento da estiagem, com foco em sustentabilidade, eficiência energética e inovação.

Para o diretor da Agbar, Ricard Frigola, a cooperação entre diferentes realidades é fundamental para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao setor de água. “A inovação é essencial. A troca de experiências entre cidades do mundo todo é muito importante. Estamos abertos para auxiliar Santa Catarina, e nossa diretoria no Brasil ficará responsável pelas próximas conversas com o governo catarinense”, disse.

Ainda nesta quinta-feira, a vice-governadora Marilisa Boehm, acompanhada da consultora da InvestSC, Caroline Canale, se reuniu com o diretor executivo da ACCIÓ, Joan Romero, em Barcelona. A agência pública da Catalunha, ligada ao Ministério de Negócios e Trabalho da Generalitat, é referência internacional em inovação, competitividade e atração de investimentos estrangeiros.

O encontro reforçou o interesse mútuo em ampliar as parcerias com Santa Catarina, que já mantém um protocolo de cooperação com a ACCIÓ desde 2017. Os temas abordados incluíram internacionalização de empresas, inovação e desenvolvimento econômico sustentável.

Veja também

Últimas notícias